Balões brancos em encontros populares e políticos neste final de ano apontam o enorme esforço da Colômbia para sustentar um governo de fortalecimento do "Acuerdo Nacional" visando manter a paz no país. Esse tem sido o clima em Bogotá, a bela capital colombiana neste final de 2024, projetando para um 2025 com esperança de consolidação da democracia. O governo do presidente Gustavo Petro, ele próprio um ex-guerrilheiro, após uma vitória eleitoral apertada em 2022, rapidamente reconhecida pela oposição perdedora, principalmente na pessoa do líder e ex-presidente Álvaro Uribe, o que foi uma demonstração de maturidade política apoiada também imediatamente pelo governo do americano Joe Biden, agora atravessa mais uma delicada jornada rumo a um 2026 de disputa.
Todo esse processo vivido pela Colômbia, muito reforçado no mandato do ex-presidente Juan Manoel Santos (2010-2018), também ex-ministro da Defesa, é mais um passo na complicadíssima equação de construção da vivência democrática depois de meio século de ferrenha luta armada pelo poder. É um processo que está hoje nas mãos do esquerdista Petro, como ocorre no Chile do igualmente esquerdista Gabriel Boric, eleito em 2022. A bola está com Petro para conduzir a Colômbia a uma transição democrática nos moldes da normalidade recém observada no Uruguai, onde o centro-direita de Lacalle Pou (2020-2024) acaba de devolver o poder à esquerda de Yamandú Orsi e Pepe Mujica. Pela normalidade das urnas.
No caso colombiano, um complicador importante no horizonte pode ser a troca de mando nos EUA, um país com forte influência em assuntos colombianos pelo controle de uma base militar regionalmente relevante. Mas um alento para o governo Petro, neste quesito, pode ser a também importante influência brasileira neste campo. Tem alguns anos, estivemos, eu e o colega Clayton de Souza, na Colômbia para mostrar no Estadão exatamente parte do esforço diplomático brasileiro na construção do ambiente democrático ao patrocinar programa de desminagem pelos campos e montanhas.
Veja no link abaixo o material em Especial com vídeos daquele momento histórico da construção da democracia colombiana.
Commentaires